O Longo e Necessário Caminho da Meditação

Sala Therigatha Zazen - Indo como as Ruas
Sala Therigatha Zazen – Indo como as Ruas

A meditação, ao contrário do que muitos pensam, não é necessariamente sinônimo de esvaziar a mente mas sim um exercício de presença onde se pratica a atenção à respiração (de preferência) mas também de todo pensamento que invade o ato meditativo, o que ocorre com frequência mesmo após muitos anos de prática. Existem diferentes formas de meditação e esta aqui descrita recebe o nome de zazen, a prática meditativa do Zen Budismo, não-religioso e compatível com qualquer crença.

A literatura científica vêm investigando os possíveis benefícios da meditação para a população em geral assim como para alguns grupos em específico como, por exemplo, depressão, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do estresse pós-traumático, abuso de substâncias. Os estudos sugerem que a prática meditativa pode ser eficiente no tratamento da depressão. Já nos casos de transtornos de ansiedade generalizada e de estresse pós-traumático, os resultados quanto a eficiência da meditação ainda são incertos. No caso de abuso de substâncias, os resultados sugerem uma eficácia limitada.

A meditação reduz os sintomas de depressão, dor e ansiedade, se mostrando uma forma eficaz para evitar que o aumento dos sintomas progridam para a instalação da depressão ou do transtorno de ansiedade propriamente dito. Em contra partida, os mesmos estudos não encontram melhora significativa no stress, atenção, humor, alimentação, sono. Vale ressaltar que esses estudos são baseados em períodos curtos de prática meditativa (de 2 a 6 meses) e, muito provavelmente, os benefícios da meditação serão diferentes com a prática de anos a fio. A meditação, ao que tudo indica, é um ato que exige disciplina e muitos anos de dedicação. Um caminho longo mas extremamente necessário em nosso cotidiano tão conturbado.
Como praticar Zazen
Como praticar Zazen
Written by Feitosa-Santana

Leave a comment